quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PATÉTICA MATÉRIA DA RECORD: "Cai-Cai"

Já abordei aqui em outros artigos, tais como “Globo X Record: dois projetos de dominação”, a estrutura de poder que está construída por esses meios de comunicação e pela religião, que é apenas mais um instrumento (talvez o mais eficaz) de manipulação da subjetividade humana.
Não gosto de debater essas matérias jornalísticas que já são extremamente badaladas, antes, prefiro consagrar-me a escrever para outro público, de outro nível, já que é inútil – já dizia Sêneca – argumentar contra a irracionalidade das massas.
Mas, a matéria produzida para o “Domingo Espectacular”, segundo os interesses da “Igreja Universal” e veiculadas pela rede Record (um dos tentáculos daquele sistema) contra certas manifestações nos Cultos Pentecostais, ultrapassou os limites do ridículo!
Além de fraca, pobre no conteúdo, teve uma abordagem superficial do fenômeno, embora tivesse colocado breve participação de um Psiquiatra e um Neurologista, para tentar atribuir a distúrbios de ordem psicológica ou neurológica alguns dos fenômenos ali apresentados com “requintes de Rede Globo” no que toca à manipulação de imagens e depoimentos encomendados para desqualificar as Igrejas (Católicas e Pentecostais) que reconhecem alguma validade naquelas experiências.
Não houve contraponto – alias fato que a Record sempre reclama quando a Globo veicula matérias sobre ela ou a Universal – e que repito, pelo visto, como “recópia” (é o apelido pejorativo da Record que copia tudo da rede Globo), não falhou neste ponto, fazendo jus aos críticos.
Não estou defendendo quem “cai ou fica de pé”, porque já provei aqui diversas vezes que da Bíblia se tira praticamente tudo que quer, dependendo da inclinação de cada um.
Já ouvi depoimento de um homem que era “crente” e tornou-se “pai de santo” porque viu o sacrifício dos animais no Antigo Testamento e decidiu realizá-los em algum Culto Afro que ainda perpetua tal prática!
As idéias aqui se debatem em nível mais elevado do que as discussões que caracterizam as discussões das pessoas que só avaliam superficialmente os fenômenos.
Sim, porque argumentos prós e contra tais crenças ou praticas religiosas, vocês vão encontrar aos milhares em sites e blogs, que não percebem a profundidade do problema e os interesses que movem uma emissora a dedicar um tempo enorme a determinada matéria jornalística.
Não vou ficar perdendo meu tempo debatendo isso, justamente porque os Católicos, Pentecostais, Ateus e o povo da Igreja Universal, vão continuar acreditando naquilo que lhes apetece, lhes favorece – lembram o que tenho falado de Freud e as razões do inconsciente? – e por mais que argumentemos, cada um há de cercar-se de suas próprias certezas por motivos pessoais e convicções (ou conveniências) íntimas e ponto final!
A questão religiosa precisa ser avaliada em perspectivas mais amplas, com a profundidade que um fenômeno dessa magnitude e complexidade requer.
Os que se sentem bem tendo tais experiências de “cair no espírito (ou Espírito?)” vão continuar encontrando suas razões porque a Bíblia abre uma infinidade de portas para quem deseja encontrar nela validação para tais experiências, assim como os Católicos vão encontrar seus versículos legitimando adoração de Imagens e o pessoal da Igreja Universal em suas “Sessões de Descarrego, andando sobre as ‘Pisaduras do Bispo Edir Macedo’ para serem sarados”!?
Diante dessas “presepadas” todas, acham mesmo que vou ficar discutindo aqui exaustivamente tais fenômenos e mútuas avaliações ou acusações por parte deste ou daquele grupo?
A cada dia me conscientizo mais de que religião boa é aquela que está no nosso coração e não no nosso bolso, templos, ritos ou joelhos.
Caso tal pensamento seja uma heresia, é a minha, e não pretendo trocá-la por nenhuma outra, dentre tantas loucuras, interpretações e distorções como aquelas que vemos aos montes por ai afora...
Sapere Aude!

Darckson Lira.

Leiam: 24 de Abril 2010
            26 de Abril 2010

Conteúdo Retirado do blog do pastor Darckson Lira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário